quinta-feira, 4 de abril de 2013

Telemóvel celebra hoje 40 anos de existência


in ipodscholl.com

O telemóvel ("telefone móvel") é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis numa área geográfica que se encontra dividida em células, cada uma delas servida por um transmissor/receptor.


Mais concretamente, o termo tal como o conhecemos hoje em dia, apareceu quando o sistema de telefonia móvel apareceu em Portugal nos finais dos anos 1980. O então único operador, CTT/TLP apelidou o sistema  de "Serviço Telemóvel". O termo ganhou popularidade, em detrimento de "telefone celular", quando a segunda geração apareceu em Portugal em 1992: isto porque os CTT/TLP decidiram autonomizar os serviços de telefonia móvel criando a TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., que iria utilizar e o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço.

A invenção do primeiro telefone celular data de 1947, nos Estados Unidos da América. O sistema telefónico desenvolvido estava interligado por diversas antenas, as quais eram consideradas células (daí a designação de "celular").

A sua evolução é identificada por gerações:
  1. A primeira geração (1G), analógica, foi desenvolvida no início dos anos 1980. Os equipamentos eram francamente grandes e pesados. Sendo totalmente analógicos, apenas permitiam a comunicação por voz, estando sujeitas a interferências. Os cartões SIM eram do tamanho de cartões de crédito. Quem não se lembra dos modelos da Erikson e Motorola, autênticos "tijolos" com uma antena que estorvava e dificultava o transporte.
  2. A segunda geração (2G), digital, ocorre entre o final dos anos 1980 e princípio dos anos 1990.  No entanto, já incluíam o envio de mensagens de texto (SMS), bem como a capacidade para transmitir dados entre dispositivos de fax e modem. Esta geração acabou por anunciar a morte dos beepers.
  3. segunda geração e meia (2,5G), constitui uma fase intermédia que inclui a banda larga, o que permite uma maior velocidade na transmissão de dados e o acesso à internet. Engloba os telefones com ecrã a cores, toques polifónicos.
  4. A terceira geração (3G), apresenta ainda mais recursos e surge no final dos anos 1990. contempla as mais variadas tecnologias normalmente restritas a computadores pessoais. Falamos de ipods e androids.
  5. A quarta geração (4G), em desenvolvimento, prevê oferecer serviços baseados em banda larga móvel, para além dos habituais serviços básicos de voz e dados.

Beeper
in lacosox.org

in wikipedia.org

Sem comentários: