sexta-feira, 26 de abril de 2013

Curiosidades: Tomilho

in hortopraiagrande.com

O Tomilho (Thymus vulgaris) é uma planta que integra algumas das ervas aromáticas mais conhecidas do mundo. Desde há muito tempo que várias culturas utilizam esta pequena planta para usos medicinais, utilizando-se tanto as folhas como as próprias flores.


Cultivo: O tomilho é frequente em zonas secas e pedregosas, sendo uma planta que suporta bem o tempo seco e a exposição directa ao sol. Demasiada água leva ao apodrecimento das folhas mais próximas do solo e a morte da planta. A altura ideal para semear é na primavera e sua colheita realiza-se entre Junho e Agosto.

Propriedades: diurético, digestivo (elimina a flatulência) e colagogo (facilita a segregação da bílis, substância importante no processo digestivo); tónico, estimulante e activador da circulação sanguínea; anti-séptico (cicatrizante), anti-espasmódico; antibiótico; expectorante (reduz a mucosidade; previne afecções respiratórias, bronquite, pneumonia, tosse); analgésico (alivia as dores de cabeça, reumáticas, musculares e a dor ciática); cura o mau hálito; repelente e alívio de picadas de insectos; desparasitante (elimina e expulsa lombrigas dos intestinos).

Uso Interno: Infusão nos casos de fraqueza, anemia, indigestão, flatulência. Uso Externo: Como elixir, para fazer gargarejos, é indicado para constipações e anginas.

Culinária: É também muito utilizado para dar sabor à comida. O seu intenso aroma induz o cérebro humano em erro, permitindo a sua utilização em substituição do sal. Pode ser utilizado seco ou natural, nos guisados, saladas e molhos. 

Sem comentários: