quinta-feira, 11 de abril de 2013

Benfica nas meias-finais da Liga Europa


A equipa principal de futebol do Sport Lisboa e Benfica defrontou esta noite o Newcastle United, em St. James Park, Inglaterra, a 2.ª mão da Liga Europa, empatou 1-1, carimbando a segunda presença nas meias-finais desta competição.


Com um onze inicial que colocava de início em campo Artur na Baliza, André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo no eixo defensivo, Enzo Pérez e Matic no miolo, os extremos Olah John, Salvio e Gaitan, com Lima na frente, o sinal dado por Jorge Jesus revelava a clara intenção de contraria a história da primeira mão, no que respeita a vontade de alcançar a fase seguinte da competição.

Assim, mesmo com a vantagem na eliminatória (3-1, no estádio da Luz), o Benfica entrou ao ataque e, logo aos três minutos, Lima quase inaugurava o marcador. Depois de uma combinação entre Salvio e André Almeida, o lateral "encarnado" cruzou rasteiro para Lima que, de calcanhar, quase surpreendia o guardião do Newcastle.

No minuto seguinte foi a vez de Melgarejo atacar pelo seu corredor, fazendo um centro-remate que obrigou Tim Krul a aplicar-se para evitar novamente o golo.

Todavia, ao fim de 10 minutos de pressão muito alta, o Benfica acalmou o ritmo numa clara gestão de esforço, sem que tenha deixado de controlar o jogo. Decorria o minuto 28 quando numa jogada aparentemente controlada pelo guardião Tim Krul, este comete uma falha, deixando a bola sobrar para Lima que assistiu Gaitán, mas o argentino não teve o discernimento para fazer o golo, rematando logo e permitindo o corte sobre a linha de golo de um defesa inglês. Pouco depois, foi a vez de Salvio tentar a sua sorte, respondendo a um belo cruzamento de Olah John, mas a cabecear ao lado da baliza adversária.

Mesmo no último minuto da primeira parte, Cissé ainda introduziu a bola na baliza de Artur, mas o lance foi anulado, e bem, por fora do jogo.

A etapa complementar começou novamente com um Benfica melhor, mas a pouco e pouco o Newcastle, com o apoio do seu público e com o técnico inglês a arriscar tudo, começou a ganhar o meio-campo, muito por culpa de Enzo Pérez, amarelado ainda no primeiro tempo, que começou a baixar a agressividade, mas sobretudo por Matic que começava a complicar.

Mesmo assim, coube ao Benfica mais uma clara oportunidade de golo. Após uma jogada entre Salvio e Enzo Perez, este serviu Gaitán que, na passada, rematou ao lado (62´).

A equipa da casa lançou-se numa avalanche de jogo directo e chegaria ao golo, uma vez mais por Cissé (67'). Todavia, o lance foi anulado novamente por fora do jogo. Adivinhava-se a qualquer instante o golo da equipa inglesa.

Aos 70 minutos, na sequência de um desentendimento entre Matic e Garay, com ambos os jogadores a hesitarem e a deixarem a bola correr, Ben Arfa aproveita para ganhar abola, desmarcando Ameobi que centra rasteiro, com a bola a ressaltar em Luisão, sobrevoando Artur, até Cissé que aproveitou para colocar o Newcastle a vencer por 1-0. à terceira era de vez.

Neste momento, a  vantagem na eliminatória ainda pertencia ao Benfica (2-3). A resposta de JJ fez-se com as entradas de Cardozo (71') e Rodrigo (76'), substituindo Lima e Olah John, respectivamente.

A pressão da esquipa da casa mantinha-se, mas o Benfica ia aguentando bem, procurando em contra-golpe surpreender o Newcastle. Nesta fase final, Gaitán ganhou destaque, no entanto, voltava a desperdiçar lances de golo, permitindo sempre a defesa por parte de Til Krul.

in abola.pt

Até que, já nos descontos, a dupla lançada pelo técnico "encarnado" funcionou na perfeição quando Rodrigo combinou com Cardozo, que devolveu a Rodrigo, com o internacional espanhol a cruzar para o coração da área, onde surgiu Salvio, de rompante, a antecipar-se ao defesa inglês para desfeitear o guardião holandês. Estava reposta a igualdade e carimbada a passagem às meias-finais.

Com este resultado, o Benfica mantém uma campanha sem derrotas na Liga Europa. Esta Sexta-feira será conhecido o próximo adversário, sendo que Enzo Pérez e André Almeida, admoestados com o cartão amarelo, são baixas confirmadas nas opções de JJ para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

Sem comentários: