terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador (01-05-2012)


O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1 de Maio em vários países do mundo.


A sua origem remonta ao ano 1886 quando trabalhadores de Chicago (EUA) se reuniram em manifestação para reivindicar a redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias.

Um pouco por todo o mundo os trabalhadores foram-se insurgindo nesta data, muitas vezes com desfechos negativos, nomeadamente com a morte de manifestantes.

Estes acontecimentos levou a que o 1º de Maio fosse proclamado com uma data para reivindicação de direitos e condições laborais, culminando na sua proclamação como feriado nacional.

Em Portugal, a data só pôde ser comemorado após o 25 de Abril, pois a data era reprimida pela polícia. Desde então, passou a ser feriado nacional, comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical (CGTP), assim como pela central sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Em muitos locais, como no Algarve ou em Ílhavo (Aveiro), é costume a população fazer piqueniques e  festas .

Curiosidade: este é também o dia de São José Operário.

Sem comentários: